Slideshow Image 1 Slideshow Image 2 Slideshow Image 3

O CURSO

Aprender Biologia Vegetal pressupõe a construção de um corpus teórico que tem exigências para além de recursos ou estilo de vida como em qualquer outro domínio científico. No avançar do novo século torna-se cada vez mais claro que a sobrevivência da espécie humana dependerá cada vez mais da nossa conscientização ecológica, que nos permitirá compreender os princípios básicos da ecologia para só assim, viver de acordo com eles.

A Bahia apresenta uma diversidade de ecossistema os quais favorecem o desenvolvimento de uma flora rica, e especializada, com um grau elevado de endemismo, fato este que torna estes ecossistemas de fundamental importância para o desenvolvimento de pesquisas científicas, responsáveis pelo reconhecimento de novas espécies e manutenção das já existentes.

Principalmente no cenário atual em que a devastação ambiental no estado é justificado pelo crescimento econômico e em decorrência deste fato, a vegetação nativa dá lugar a extensas áreas de monocultura ou de empreendimentos turísticos e indústrias. A implementação do Curso de Especialização em Biologia Vegetal pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB-Campus II é uma iniciativa que visa o fortalecimento das discussões referentes ao planejamento ambiental focado nos pilares da Sustentabilidade que devem primar pelo bem estar, social, econômico e ambiental no estado. Torna-se também a oportunidade de oferecer uma formação continuada aos ex-alunos do curso de ciências Biológicas e áreas afins da UNEB, bem como aqueles oriundos das demais faculdades da região.

O referido curso objetiva:

    • Oferecer formação continuada para licenciados e bacharéis em Ciências biológicas e áreas afins;

    • Promover ações voltadas ao conhecimento e disseminação do saber relacionado a Biologia vegetal;

    • Fortalecer o grupo de Pesquisa “Recursos naturais dos ecossistemas do Litoral Norte da Bahia”;

    • Fundamentar a criação do programa de Pós-graduação strictu sensu em Biologia Vegetal;

    • Ampliar a produção científica da área de ciências biológicas da UNEB/Campus II.

O curso estará sediado no DCET, Campus II, terá funcionamento diurno conforme disponibilidade de espaço físico, as aulas ocorrerão em encontros quinzenais, durante três dias na semana. Todo o conteúdo foi organizado em componentes curriculares distribuídas em XIV módulo seqüenciados, onde serão desenvolvidas atividades presenciais e não presenciais.

O curso disponibilizará duas turmas a cada ano para ingresso de alunos no curso de pós-graduação em Biologia Vegetal lato sensu, oferecendo 30 vagas a cada semestre, totalizando 60 vagas anuais, sendo 10% delas destinadas aos servidores da UNEB e mais 10% destinadas a alunos bolsistas.

Os professores envolvidos no curso deverão desempenhar atividades de docência e/ou orientação em pesquisa admitindo os alunos de pós-graduação como componentes de sua equipe de trabalho, incluindo-os na respectiva linha de pesquisa do orientador e constituindo para este um subprojeto que seja contemplado pelo projeto do pesquisador.

Os pós-graduandos deverão cursar todas as componentes curriculares obrigatórias, desenvolver a pesquisa e elaborar um manuscrito ao final do curso.

A equipe gestora articulara os processos de seleção, andamento e conclusão das turmas que ingressam no curso de pós-graduação.


Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET, Campus II, UNEB
Rodovia Alagoinhas/Salvador BR 110, Km 03, CEP: 48040-210
Alagoinhas, BA - Brasil - Caixa-postal: 59, Tel.: (0xx75) 3422-4888